CONCURSO: Conheça os vencedores do Concurso 020 da Projetar.org - Itinerante

Para fomentar ainda mais o potencial dos acadêmicos de arquitetura e urbanismo do país, o Portal Projetar.org, a partir de 2017, pretende estar mais próximo das faculdades e universidades. Assim, pretende promover e participar de eventos in loco para discutir o futuro da profissão, as dificuldades do presente, e outros temas que permitirão à Projetar.org entender a realidade de cada região e ser mais efetivo nos futuros concursos. Neste contexto, o Concurso 020 da Projetar.org convidou os acadêmicos a pensar como seria o espaço da Projetar.org a ser instalado em seus respectivos campi. Um pavilhão efêmero, onde mesas redondas, apresentações e atividades extracurriculares pudessem acontecer.

O concurso contou com 166 propostas entregues por equipes compostas de acadêmicos de diversos estados brasileiros. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todas estas equipes. Integraram o júri os arquitetos Caio Smolarek Dias, sócio fundador e idealizador do portal projetar.org, Olavo Amaro da Silveira Neto, especialista em Projeto Arquitetônico pela Ecole d'Architecture de Paris-Conflans, Paris/França e Thorsten Nolte, da Lompreta Nolte Arquitetos.

Conquistou a primeira colocação a equipe composta pelos alunos Artur Bernardoni, Julia Schneider de Lima, Guilherme Kretzer Trindade, Mariah Vieira Mafra da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Itajaí/SC e Mikaella Schvambach do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE - Brusque/SC. Para o jurado Caio Dias, a proposta é concisa, o arquétipo da casa foi muito bem solucionado e as possibilidades de utilização do espaço permitem que diferentes usos ocorram de forma confortável. Além disso, a inserção no espaço foi muito feliz pois permite dialogar de forma harmônica com os diferentes campi Brasil afora. Olavo Neto acrescenta que a proposta faz boa referência à casa, ao "abrigo". A solução tipológica do projeto propicia fácil leitura da edificação, flexível e modular.

1º colocado – 020031

A segunda colocação foi concedida à equipe composta pelos alunos Leonardo Falcão, Miguel Angel Carrasco e Pedro Morais Vasconcelos da Cunha da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ. O jurado Caio Dias, parabeniza a proposta por também ser concisa, com conceituação justa, ou seja, com ideias fora da caixa, mas também com o "pé no chão". "Gosto bastante da proposta 'do it yourself', o que permite que cada faculdade monte o seu pavilhão de acordo com sua identidade e necessidade", acrescenta Caio.

2º colocado – 020148

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Caio Diniz de Farias, Rodrigo Rosa de Assis Brasil, Juliano Bohrer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS. O Jurado Caio Dias considera a proposta bem embasada e conceituada, e elogiou a forma como ela pode ser facilmente executável. "A arquitetura é elegante, mas gostaria de ver um pouco mais de dinamismo na fachada, para que ela possa chamar um pouco mais de atenção", menciona Caio. Para Olavo Neto, foi um projeto "tranquilo e silencioso" muito bem desenvolvido, boa utilização da modularidade e dos aspectos construtivos. "A possibilidade de curvatura das divisórias possibilita interessante oposição entre a rigidez do módulo e a organicidade do interior", disse Olavo.

3º colocado – 020027

Na condição de menção honrosa foi indicado o grupo formado por Daniela Sopas e Bruna Espindola Gomes da Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP. Para Caio Dias, a proposta é bem concisa e está de parabéns. O pavilhão não é somente um condensador social como também é dinâmico em seu conceito e geometria, permitindo que diferentes usos possam ocorrer em sua forma ideal. Olavo Neto acrescenta que o projeto é simples, mas facilmente executável, modulado, utiliza tecnologia de fácil montagem. A criação de um terraço acessível por rampa cria um terceiro espaço, além do foyer e da sala multiuso, permitindo ótima apropriação pelos usuários.

Menção honrosa - 020276

Também conquistou menção honrosa o acadêmico Victor Huggo Fernandes de Brito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Rio de Janeiro/RJ. Caio Dias gosta muito da forma como a arquitetura foi pensada dentre um contexto específico, mas também podendo ser replicado em todo território nacional. Para Olavo Neto, foi um projeto bem implantado, com boa utilização de conceitos de modulação e ritmo.

Menção honrosa - 020020

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional. O concurso 021 do Portal projetar.org, que já está com inscrições abertas, propõe aos acadêmicos projetar um Biergarten em Blumenau, envolvendo tanto ideias para o projeto arquitetônico quanto paisagístico.

Portal da Transparência

 

Chat